III Trail do Serrote  - Os vales da Bairrada e o Maciço Antigo - 17 de Março 2024
Saudades dos nossos vales e encostas!? Estamos de volta em 2024!! Novamente com o Trail, a Caminhada e este ano um Mini-Trail!!! 
Entre encostas e vales do Rio Angarna, vamos novamente dar a conhecer toda a zona Serrana da Bairrada, desafiando as encostas rochosas do maciço antigo, e cruzando vales perdidos e profundos! Vamos mais longe do que apenas a aldeia de Algeriz, alcançando o limite este da freguesia com destino a uma fantástica aldeia e todo o esplendor do seu Vale Mágico.
O espírito é sempre o mesmo, um percurso desafiante para o trail, acabando em festa no nosso Vale das Cavadas! Este ano temos uma novidade, além da caminhada voltar para zona serrana, no mesmo percurso teremos a opção do mini trail para quem quer iniciar esta fantástica modalidade!!
ORGANIZAÇÃO E OBJETIVO
É uma organização da Associação Cultural e Desportiva de Vila Nova de Monsarros, com o intuito de promover a prática desportiva, bem como reunir fundos para a continuidade da mesma na freguesia. Na plenitude, vivemos o desporto como uma festa, adoramos receber com amor e paixão, e temos umas fantásticas subidas para vos oferecer!! 
LOCALIZAÇÃO
Vila Nova de Monsarros, Anadia
Ponto de encontro será no Val das Cavadas! Este complexo desportivo é o centro de tudo! Estacionamento, partida e chegada, almoço e banhos! É estacionar e passar um grande dia!!
https://goo.gl/maps/dK4PAwN1SGJpALba9
A Prova irá ter a vertente de competição, mas também uma vertente de lazer e convívio:
●    Trail 18 Km – 1000 D+*
○    Partida às 9:30
●    Mini Trail 13 Km - Acumulado a apresentar
○    Partida às 9:35
●    Caminhada – 12 Km - Acumulado a apresentar
○    Partida às 9:36
A prova e a caminhada irão percorrer caminhos de floresta, campos agrícolas e aldeias, com início e fim no Pavilhão Desportivo de Val das Cavadas. A sinalização será por fitas e cal.
*podem existir ajustes que serão a curto/medio prazo comunicados
SECRETARIADO 
Vai funcionar no Pavilhão Desportivo de Val das Cavadas
Sábado dia 25  - entre as 16:00 e as 19:00
Domingo dia 26 - das 07h45 às 8h40
PROGRAMA
Dia 16 de Março 2024
16H00 - Abertura do Secretariado
19H00 – Encerramento Secretariado
Dia 17 de Março 2024
07:45 – Abertura Secretariado
09:15 - Encerramento Secretariado
09:20 - Briefing
09:30 – Partida do Trail do Serrote 19 km
09:35 – Partida do Mini Trail
09:36 – Partida da Caminhada
12:00 – Almoço
12:45 – Entrega de Prémios
TAXAS DE INSCRIÇÃO
  
    
      
        |  | 1ª Fase 23/10 – 31/12
 | 2ª Fase 01/01 – 24/02
 | 3ª Fase 25/02 – 10/03
 | 
    
	
    
      
        | Caminhada | 13,00 | 14,00 | 15,00 | 
      
        | Mini -Trail | 14,00 | 16,00 | 18,00 | 
      
        | Trail | 17,00 | 19,00 | 21,00 | 
    
  
O valor da inscrição completa do Trail, Mini Trail e Caminhada inclui:
●    2 abastecimentos para o Trail 
●    1 abastecimento para o Mini Trail e caminhada
●    Almoço que engloba: Caldo Verde, Bifana à moda das Três Mentiras, 1 Bebida, Café
●    Dorsal e brindes com peça de equipamento técnico
●    Seguro de acidentes pessoais e Seguro de responsabilidade civil, 
●    Duche no final 
A MAIOR EQUIPA
A maior equipa com elementos confirmados até ao fecho final das inscrições, leva um fantástico Leitão da Bairrada!!!
BANHOS E ESTACIONAMENTOS
Vai funcionar tudo no Pavilhão Desportivo de Val das Cavadas, e em redor do mesmo.
ALMOÇO
Podem desfrutar do momento sentados e descontraídos. Vamos ter umas fantásticas bifanas à moda das Três Mentiras, Caldo Verde com couves da terrinha, uma Bebida e Café para acabar em beleza. 
REFORÇOS
Como sempre, o melhor que a terra pode dar com os belos doces caseiros da gente da aldeia!!!
ESCALÕES para o Trail e Mini Trail:
●    Geral Masculina e Feminina
●    Sub 23 Masculinos + Femininos (16 aos 22 anos)
●    Seniores Masculinos + Femininos (23 aos 39 anos)
●    M40 Masculinos + Femininos (40 a 49 anos)
●    M50 Masculinos+ Femininos (50 a 59 anos)
●    M60 Masculinos+ Femininos (+ 60 anos)
Os escalões referem-se à idade do participante na data da prova. Para o escalão Sub 23, participantes menores de 18 anos devem apresentar o Termo de Responsabilidade a disponibilizar.
O apuramento do Campeão Distrital de Trail Sub-18 obriga a filiação na AA de Aveiro.